Este blog tem o intuito de revelar toda a verdade do caso em que Chong Jin Jeon foi preso sob falsas acusações de fraude cometidos pela ASIA Motors.

terça-feira, 22 de julho de 2008

HISTÓRICO DE CHONG JIN JEON (PARTE 2)


CHONG JIN JEON

° Acusações absurdas:
- Primeira Acusação: Estelionato (Não pagamento de D/As)
________# É detido por alguns dias e depois o juiz de plantão julga que não há nenhum problema e o solta.

____
* INOCENTE

- Segunda acusação: FUNDAP (um órgão que existe só no Brasil)
________# É preso no dia 12 de dezembro de 1998 por FUNDAP

____
* Preso por FUNDAP na Coréia
____* INOCENTE

- Terceira Acusação: Aumento de Capital (Fradue)

____
* Depois de 6 meses preso por FUNDAP e inocentado, é acusado pelo aumento de capital que foi feito em território brasileiro.

____
* Tinha 6 pessoas na A.C. (Administração Comitê) aonde foi decido e assinado o aumento de capital. Nenhuma das outras 5 pessoas que assinaram o documento foram questionados, só o Chong.

____
* Porque só ele tem que ser preso e levar toda a culpa se tem outros responsáveis na decisão do aumento de capital?? Como o presidente da empresa e os membros da A.C. (todos os coreanos e mandados pela própria Asia Motors da Coréia).

- A Hyundai-Kia (dono da Asia Motors Corporation da Coréia) o acusou dizendo
que a Asia Motors do Brasil era uma empresa sem fundos e dinheiro, quando na realidade era uma das maiores importadoras no Brasil.

° Foi inocentado na primeira instância sobre estelionato e recebeu 7 anos de prisão sobre a acusação de aumento de capital que ocorreu em território brasileiro e não na Coréia. Não estava presente durante o julgamento da segunda e terceira (Suprema Corte) instância (estava no Brasil e mesmo assim julgaram o caso) e culparam-no sobre o estelionato, acrescentando a pena para 10 anos.

° Prisão na Coréia
- Esteve preso na custódia em uma pequena cela com mais 8 pessoas.
Aonde não tinha cama e só podiam deitar no chão, isso é se conseguissem um espaço.
____* Foi detido no dia 12 de dezembro de 1998 e ficou preso na custódia de Seul. Esteve preso neste lugar, nestas condições por 1 ano e 7 meses. O tempo máximo que um preso pode ficar detido sob custódia é de 6 meses.

____* As pessoas da mesma cela dele eram todos criminosos de alto perfil, como assassinos ou molestes. E nenhum caso de crime empresarial, que seria o caso do Chong. Trataram-no como se ele tivesse assassinado alguém.

____* Teve que fazer uma urgente cirurgia na coluna (disco) enquanto estava preso. Depois de uma semana da cirurgia, com a pressão da Hyundai-Kia, foi colocado na mesma cela aonde sofreu muito mais pois não teve tempo suficiente para recuperação após a cirurgia.

° Finalmente foi solto depois de negociar com a Hyundai e pagou US$ 10 milhões para a Hyundai e foi solto sob fiança no dia 13 de Junho de 2000.

° Negociação com a Hyundai
- Depois de ser solto sob fiança tentou negociar e resolver com a Hyundai-Kia mas eles não estavam dispostos a resolver e só exigiam mais dinheiro (inexistente) e faziam ameaças de colocá-lo de volta sob custódia.

- Chong tentava convencê-los para ir ao Brasil para mostrar a eles que a empresa Asia Motors do Brasil existia e que era uma das maiores empresas do Brasil. E que também a fábrica iria ser construída, não era uma mentira. Mas eles não queriam ir ao Brasil e não liberaram a saída de Chong também.

- Chong tentou negociar com a Huindai-Kia por um ano, mas eles não queriam saber. Uma das propostas que eles fizeram era de colocar toda a culpa no seu sócio e presidente da AMB e nunca mais voltar para o Brasil. Chong viu que não tinha mais como resolver na Coréia. Então decidiu voltar para o Brasil para poder resolver todos os seus problemas/acusações da Coréia e para provar sua inocência, limpar o seu nome sujo e ter de volta a sua honra.

° O retorno ao Brasil não foi como ele esperava. Ele estava com a identidade de um fugitivo, então não pode aparecer ou agir em liberdade. Ficou morando fora de casa e não mais com sua família desde 2002, como fugitivo e só podia ver a família talvez uma vez por semana, sempre preocupado em ser pego. E nem pode ir aos eventos escolares de suas filhas como formaturas e jogos esportivos.

° A Coréia assinou o decreto de extradição com o Brasil em 2002 e logo depois colocou o pedido de extradição do Chong em 2003.

Nenhum comentário: